Configuração Linux

O Linux é um sistema operacional que pode ser montado de maneiras diferentes conforme a distribuição que é utilizada. Além disto, cada distribuição permite a utilização de vários gerenciadores de desktop, o que permite que o sistema se apresente com “caras” diferentes de acordo com o padrão utilizado pela distribuição ou o gosto do usuário. Entretanto, a forma de configuração da rede sem fio da UFMG em sistemas Linux é similar à utilizada nos telefones Android (que executam Linux) e nos computadores Mac (que executam um sistema com a mesma raiz do Linux):

  • Para iniciar a configuração, encontre e pressione o ícone de Rede e selecione “UFMG”, como é mostrado na figura abaixo:

ubuntu1

  • Na tela seguinte, parecida com a figura abaixo, informe seu login (usuário) e senha do minhaUFMG, deixando o campo “Identidade Anônima” em branco. A rede sem fio da UFMG não admite o uso de artifícios para esconder o verdadeiro usuário de um equipamento conectado a sua rede:

ubuntu2-284x300

  • Clique em “Conectar”:

ubuntu3-283x300

  • Eventualmente, pode aparecer uma mensagem alertando sobre a autenticidade do Certificado de Autoridade. A UFMG, como várias universidades pelo mundo, utiliza um certificado auto-assinado, que não é reconhecido automáticamente pelos sistemas. Esta mensagem deve ser ignorada:
  • ubuntu4A conexão está feita e já é possível utilizar os serviços da rede:

 

ubuntu5