Convidados

Como pessoas que não são da UFMG podem utilizar a rede sem fio da UFMG?

 

  • Se a pessoa tiver conta em uma instituição que participe da eduroam, ela pode conseguir o acesso se fizer a configuração do equipamento de acordo com as instruções de sua instituição de origem. As instruções de configuração da rede sem fio da UFMG podem funcionar se a instituição de origem utilizar a mesma forma de autenticação de usuários que a UFMG.
  • Havendo interesse institucional da UFMG, a pessoa pode ser registrada temporariamente como usuária da rede sem fio da UFMG, através de uma aplicação disponível em https://sistemas.ufmg.br/registro-convidados-rede-sem-fio/, que também pode ser acessada pelo portal minhaUFMG. A aplicação pode ser executada por qualquer membro do corpo docente ou por funcionário técnico-administrativo previamente autorizado pela diretoria ou superintendência de sua escola ou órgão. A quantidade de informações solicitadas pela aplicação visa identificar claramente a pessoa, de maneira que ela possa ser responsabilizada em caso de uso inadequado dos recursos de TI da UFMG. O login na rede será feito com o e-mail fornecido. A pessoa deverá seguir as instruções que chegarão na caixa postal associada ao e-mail informado para validar as informações e manter o acesso.
  • Em eventos de grande porte, onde se torne inviável cadastrar os participantes, o responsável pelo evento pode procurar a equipe de TI do local onde o evento será realizado, que fará o pedido de criação de uma rede temporária que exigirá autenticação através de uma senha comum. Em nenhuma hipótese um evento pode ser organizado garantindo que haverá cobertura de rede sem fio sem que esta informação tenha sido confirmada previamente. Para garantir a segurança dos recursos computacionais da UFMG, a rede de um evento é criada no dia anterior à data prevista de início e removida no dia posterior à data final. Apenas os participantes do evento devem ter acesso à senha, que não deve ser divulgada em locais públicos. O vazamento das informações de acesso à rede do evento pode causar transtornos, pois a UFMG fará a troca da senha de acesso à rede e os participantes perderão acesso à rede até que a nova senha seja divulgada. A responsabilidade por eventuais ocorrências de mal uso dos recursos será da pessoa que solicitar a criação da rede. O pedido de criação de redes para eventos deve ser feito através de uma mensagem eletrônica enviada para gru@rede.ufmg.br com informações sobre datas, locais, nome e descrição do evento, número previsto de participantes e informações necessárias para contato com os responsáveis.

 

Caso você:

  • Não seja da UFMG
  • Não possua acesso à eduroam
  • Não esteja participando de eventos

Você não terá acesso à rede sem fio pois não existe acesso para visitantes. A UFMG tem um convênio ativo com a Prefeitura de Belo Horizonte para que os equipamentos da UFMG se transformem em hotspots do Programa BH Digital, que poderiam ser utilizados por estas pessoas, mas a Prefeitura e a Prodabel não tomaram nenhuma providência para viabilizar esta facilidade.