Tecnologias da Rede Sem Fio

Tecnologias Wi-Fi

 

As tecnologias de rede sem fio (wireless) permitem a conexão de dispositivos eletrônicos sem o uso de cabos, a distâncias que variam de acordo com a tecnologia empregada e a potência dos dispositivos.

A Rede sem Fio da UFMG usa ondas de rádio para transmissão dos sinais. A tecnologia adotada é padronizada pelo IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma associação técnica de profissionais de Engenharia Elétrica e Eletrônica dos Estados Unidos com membros de todo o mundo sob a identificação 802.11. Os equipamentos certificados de acordo com esta norma têm o selo Wi-Fi, que é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, associação de fabricantes. No Brasil os padrões são validados pela Anatel, que também homologa os equipamentos para uso no país.

Os padrões IEEE 802.11 são identificados por letras e cada um deles define como as informações são codificadas para transmissão entre os equipamentos, as frequências e canais disponíveis para uso e as velocidades de transmissão possíveis. A rede sem fio da UFMG adota os padrões:

  • IEEE 802.11a, que trabalha com frequência de 5 Ghz, possibilita uma velocidade de transmissão de até 54 Mbps, este padrão e não é comum nos equipamentos fabricados no Brasil;
  • IEEE 802.11g, que trabalha com frequência de 2,4 Ghz, possibilita uma velocidade de transmissão de até 54 Mbps e é o padrão mais utilizados em equipamentos wi-fi;
  • IEEE 802.11n, que tanto pode trabalhar a 2,4 Ghz como a 5 Ghz e possibilita, na configuração mais comum, velocidades de transmissão de até 150 Mbps.

O padrão IEEE 802.11b, mais antigo e que trabalha com frequência de 2,4 Ghz e possibilita velocidades de transmissão de até 11 Mbps, está disponível nos equipamentos da rede sem fio da UFMG mas não está ativo.

 

Produtos

 

A infraestrutura da rede compreende equipamentos de controle e pontos de acesso (AP – Access Point). Os APs são equipamentos que transformam os dados transmitidos pela rede comum, cabeada, em ondas de rádio. Os APs da UFMG são gerenciados de maneira centralizada e não funcionam se não tiverem acesso ao controlador. Ao contrário dos equipamentos domésticos, os APs não possuem a função de roteador, o que permite que todos os equipamentos formem um único domínio de mobilidade. Esta característica técnica permite que os usuários da rede sem fio da UFMG se movimentem dentro das áreas cobertas com roaming automático, sem perda da conexão, como acontece com as redes de telefonia móvel.

A rede sem fio da UFMG não foi projetada para substituir a rede cabeada, e sim para servir como complemento. As tecnologias disponíveis atualmente não permitem a um usuário da rede sem fio usufruir das velocidades disponíveis na rede tradicional, pois além de menores, a banda ainda é compartilhada entre os dispositivos utilizando o mesmo AP.

Os produtos utilizados são da marca Motorola e compreendem controladores de rede sem fio modelo RFS-7000 e Pontos de Acesso de banda dupla modelos AP-7131N.